O Parque Europa-Lagoa N`Batonha resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Bissau e a ONGD MONTE, através do reconhecimento do potencial da Lagoa de N’Batonha como elemento central da ecologia urbana da baixa de Bissau, e como espaço de lazer que potencia as vertentes de recreio, paisagística e de conservação da biodiversidade.

O programa de intervenção inclui tanto elementos associados à recuperação ecológica da lagoa e da sua envolvente, como equipamentos relacionados com a tipologia de um parque urbano, e tem como objectivo a complementaridade entre o uso recreativo e a recuperação e conservação da zona húmida – a Lagoa de N’Batonha. Neste sentido, é proposto um conjunto de soluções para circulação e estadia,  que garantem não só a fruição e utilização confortável do espaço público, como também a conservação deste sistema natural, promovendo a sensibilização dos/as cidadãos/ãs para o valor ecológico e paisagístico das zonas húmidas da Guiné-Bissau.

A Lagoa de N’Batonha é um importante local de alimentação, reprodução e descanso para muitas aves residentes e migradoras, oriundas dos países frios da Europa e da Ásia. Aqui ocorrem mais de 100 espécies, algumas das quais raras e ameaçadas de extinção, que utilizam a lagoa ao longo do ano. A recuperação de toda a área contribuirá para a conservação dessas espécies de aves permitindo a convivência harmoniosa com as pessoas. Por outro lado, a reintrodução da vegetação originária da Guiné-Bissau visa contribuir para a manutenção dos processos ecológicos naturais, tendo em conta o potencial ecológico da zona e as suas condições funcionais, paisagísticas e biofísicas. Pretende-se desta forma melhorar o seu desempenho enquanto espaço de protecção ecológica no interior da cidade, contribuindo ainda, enquanto reconstituição de uma paisagem natural, para o desenvolvimento do sentimento de pertença e de identidade dos/as cidadãos/as relativamente ao próprio Parque e à cidade de Bissau.

O Parque é financiado pela União Europeia no quadro dos 40 anos da parceria com a República da Guiné-Bissau, que se celebra em 2016.

No quadro da parceria entre a Monte ACE e a Câmara Municipal de Bissau (CMB) através do programa GRSU – Bissau, realizou-se nos dias 23 e 24 de Outubro de 2016 uma campanha de sensibilização sobre as técnicas de tratamento do lixo assegurada pela Gestão de Resido Sólidos Urbano-Bissau (GRSU-Bissau) da CMB e simultaneamente foi feita a sensibilização, informação e divulgação sobre a existência do Parque Europa-Lagoa N`Batonha assegurada pela MONTE.

A campanha foi feita pelos animadores que são previamente formados e repartidos nos diferentes bairros num horizonte de 2 a 3 pessoas por grupos e cada bairro tinha dois grupos no mínimo, teve como as zonas de intervenção os bairros de Chão de papel, Bissau Bedju, Tchada e Mercado Central Provisório.

Os objetivos da referida campanha eram:

- Divulgar e dar a conhecer aos moradores da existência do parque N`Batonha;
- Informar os moradores dos bairros supracitados de que o referido parque estará a dispor dos citadinos a partir do primeiro semestre de 2017;
- Sensibilizar os mesmos sobre a necessidade e a importância da conservação e a preservação adequada do parque;
- Incutir na mente dos mesmos para que sintam como a parte integrante do projecto.

No decorrer da campanha fez-se as ofertas dos sacos reciclados e desdobráveis que contem as informaçães gerais sobre o que é que o parque vai oferecer a população em geral e em particular aos moradores dos referidos bairros. A campanha de sensibilização e divulgação do parque foi acompanhada e coordenada pelos responsáveis da Monte Ace e da CMB como forma de assegurar que os animadores consigam fazer chegar a mensagem de uma forma clara e prática.